FreeBSD Architecture Handbook

Fugindo um pouco da bioinformática, outro tema que me interessa é o funcionamento e construção de sistemas operacionais. Uso diariamente Linux, tanto para atividades coloquiais (email, internet), para programar, quanto para estudar também. Sou um eterno curioso e os fontes, tanto menores (mas não menos interessantes) como da máquina virtual da Linguagem Lua ou maiores, como o kernel do linux são verdadeiras estradas sem fim de conhecimento.
Porém, um problema que encontro com freqüências é a documentação. Normalmente tem-se alguns tutoriais ou artigos curtos na internet, uma documentação mais completa, somente através de livros.

Então, voltado aos sistemas operacionais, um que eu gosto muito, tanto como usuário e como “estudante” é o FreeBSD. Ele é bem padronizado, não possui a bagunça do linux de BSD x POSIX, o kernel é limpo e sem coisas “legais” e é um sistema estável e seguro.
O bom que ele é um sistema muito bem documentado e possui um documento legal sobre o seu núcleo em http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/arch-handbook/index.html,
que como o seu título diz, é o livro de mão da arquitetura do FreeBSD.
Para quem tiver mais interesse, recomendo o http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/design-44bsd/index.html, que é sobre a arquitetura e implementação do BSD 4.4, um dos primeiros [se não o primeiro] BSD livre e o livro The Design and Implementation of the FreeBSD Operating System, para se aprofundar mais.

Segue ai as dicas e bons estudos e hacks ;)

One thought on “FreeBSD Architecture Handbook

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s