Déjà Vu? PowerShell?

Realmente, não curto muito discussões linux x windows e coisas do gênero e pretendo ficar longe destas discussões aqui. Mas, agora o negócio ficou grotesco. O nome da maravilha é: Windows PowerShell e sua página é http://www.microsoft.com/windowsserver2003/technologies/management/powershell/default.mspx.

Ele nada mais é que um shell menos escroto que default do windows xp, 2003 e similares. Tudo bem até ai, mas para uma empresa que se vangloria de tudo pode ser feito com um simples “duplo clique, next, next, finish”, dizer ”
Microsoft Windows PowerShell command line shell and scripting language helps IT Professionals achieve greater productivity é um pouco de sacanagem. Substitua o “Microsoft Windows PowerShell” por bash, csh ou seu shell favorito e terás as frase correta :-)

Como bom nerd curioso, fiz o download do “PowerShell” para testar. De cara, como o iniciar deste software é lento, pelo menos 2 segundos num Pentiun 4 HT 3Ghz. Os resultados dos comandos são exibidos de forma lenta. A velocidade é pior que usar transparência no seu gnome-terminal num Pentiun 2 300Mhz! Não da para digitar comando para ver os executáveis com aquele nome no path, funciona apenas com os arquivos do diretório local. Os comandos! Vejam no help em http://www.microsoft.com/technet/scriptcenter/topics/msh/cmdlets/index.mspx que os comandos deste Shell. Eles realmente quiseram complicar… e não achei como usar expressões regulares nele.. Mas o lado bom é o funcionamento linguagem de script, pelos 3 minutos que usei, lembra um pouco o bash, com os laços de repetição, pipes… ou seria mero Déjà Vu meu?


Links
Página do Microsoft Windows PowerShell em http://www.microsoft.com/windowsserver2003/technologies/management/powershell/default.mspx

27 thoughts on “Déjà Vu? PowerShell?

  1. Alguém me diga se a MS inventou alguma coisa nesses anos todos! Nada… Ela simplemente copia… E quando faz ainda fa mal feito. FIco com meu archlinux, com meu bash ou python. Para a MS conquistar o mercado de ubber geeks e servidores que anda perdendo vai ter que fazer ainda muita coisa… Pelo menos agora tem algum shell, não imagino como deve ser a vida de um administrador de redes que administra uma rede remosta em windows, posso estar sendo leigo, mas eles tem que sempre usar um vnc ou algo parecido? pfff

  2. O pior é aguentar os usuários e “administradores” WIN tirando sarro(!) a cada “novidade” que M$ lança. É realmente um SOzinho de merda, de uma empresa de merda, mas com muito dinheiro :P

  3. não imagino como deve ser a vida de um administrador de redes que administra uma rede remosta em windows, posso estar sendo leigo, mas eles tem que sempre usar um vnc ou algo parecido? pfff

    Tiago, eu imagino que você nunca ouviu falar do protocolo RDP e de como a Microsoft o utiliza em seus serviços de terminal e assistência remota dentro do Windows. VNC e linha de comando são coisas tremendamente retrógadas quando se experimenta soluções neste sentido…

  4. Gustavo cara, linha de comando não é retrógrada, tanto que a MS implementou seu “shell” não é?
    Assistência remota da ms deve ser ruim ao meu ver, afinal, tem que ir pela interface gráfica… Eu não conheço esse RDP, mas conheço SSH, leve, seguro e com todo o poder nas minhas mãos. O X também pode ser acessado remotamente…

  5. Eu conheço bastante sobre esse “shell” novo e posso dizer com segurança: não se trata de um clone do Bash, nem pretende ser um. É uma ferramenta um tanto quanto inovadora: um shell totalmente orientado à objetos, e com a possibilidade de usar a plataforma .Net para criar novos comandos e controlar várias outras coisas que, até então, eram difíceis de serem automatizadas por estarem disponíveis apenas pela interface gráfica. Até onde eu sei, não existe nada assim para Linux… o que chega mais perto é um projeto chamado Goovy, uma linguagem de script para Java, além dos modos interativos de duas famosas linguagens de scripting: Python e Ruby.
    Só pra citar um exemplo: com poucos comandos (duas linhas, pra ser mais exato), é possível formar e enviar pela rede um pacote especial, o magic-packet, que é capaz de iniciar um computador desligado (desde que ele tenha suporte a WakeOnLan, claro). Não digo que isso seja impossível de se fazer com Linux (de cara, conheço soluções em Ruby e Python com poucas linhas… e deve ter mais), mas acredito que dê um pouco de trabalho a mais.
    Como toda versão 1.0, ainda tá longe de ser uma ferramenta perfeita… mas começa a resolver um dos problemas que o Windows sempre teve: o fraco suporte à administração por linha de comando. Sempre foi possível fazer isso, mas quem quisesse, teria que praticamente se tornar um programador… e isso não funciona em grandes empresas, que buscam cada vez mais soluções rápidas e baratas (pra gente, que mexe diretamente com programação, é fácil… mas pense na população como um todo…).
    Antes que comecem a me xingar: ao invés de discutir o que é melhor, preferi aprender bem sobre administração nos dois, tanto Linux como Windows. Conhecer bem sobre os dois é importante pra saber tirar proveito o que cada um tem de melhor… e fazê-los trabalhar juntos.
    Se quiserem ter mais idéias do que dá pra fazer com ele, sugiro dois blogs:
    http://blogs.msdn.com/powershell/default.aspx (o oficial, do time do produto)
    http://thepowershellguy.com/blogs/posh/default.aspx (blog de um MVP em Powershell)
    A propósito, o suporte à expressões regulares dele é muito bom. Digite help * e procure por algo relacionado… se não me engano, é about_regular_expression ou about_regex; vc vai ver algo parecido com uma man page.

    []s,

    Vinicius

  6. É engraçado isso, a Microsoft não vive dizendo que seu SO é totalmente configuravel pelo interface gráfica, vc só precisa de um mouse, será que perceberam que a shell é uma ferramenta essencial para o sysadmin. Isso me lembra a alguns anos atraz o Tio Bill falando que esse negocio de internet é bobagem que isso não ia dar certo, não muito mais tarde, no Windows 98 já vinha com o dial-up instalado por default.

  7. By: Gustavo
    T>iago, eu imagino que você nunca ouviu falar do >protocolo RDP e de como a Microsoft o utiliza em >seus serviços de terminal e assistência remota >dentro do Windows. VNC e linha de comando são >coisas tremendamente retrógadas quando se >experimenta soluções neste sentido…

    RDP é um LIXO, e VNC é coisa de quem gosta de Wallpaper

    Já tentou SSH???

  8. Alguém aqui já ouviu falar do Azure?
    Acho que é bonzinho com um tal de ‘Power Shell’..

    Concordo com a potência Linux e tudo mais.
    Mas acho que mesmo assim deveriam abrir um pouco e procurar mais, pois a M’$’ não gasta seu ‘$’ pra fazer Cagadaa..

    Vocês estão com olhares apenas a Soluções Linux.

    Pensem na Locaweb Vendendo Hospedagem .NET Dedicada, o Aumento de soluções. Como até a Simples Reinicialização do Computador via Script .Net

    E pra quem acha o .Net Fraco, Deveria reaver seus conceitos.

  9. piaget stages
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/piaget-stages/]piaget stages[/URL]
    greek god names
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/greek-god-names/]greek god names[/URL]
    french numbers
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/french-numbers/]french numbers[/URL]
    polk county inmates
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/polk-county-inmates/]polk county inmates[/URL]
    examples of metaphors
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/examples-of-metaphors/]examples of metaphors[/URL]
    msn monkey
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/msn-monkey/]msn monkey[/URL]
    kidney cysts
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/kidney-cysts/]kidney cysts[/URL]
    pokemon emerald gameshark code
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/pokemon-emerald-gameshark-code/]pokemon emerald gameshark code[/URL]
    erica cerra
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/erica-cerra/]erica cerra[/URL]
    free party invitations
    [URL=http://nudibixerico.idoo.com/free-party-invitations/]free party invitations[/URL]

  10. Comecei a ler e nem terminei. deu pra perceber que você não entendeu patavinas do que é o powershell. infelizmente é de profissionais assim que vemos a cara do linux.
    Quando for escrever sobre algo,procure estudar muito antes de falar as besteiras que tu fala.
    lamentável

  11. Puta merda, cara, gosto de linux, gosto de windows, e qualquer outro sistema que atenda minhas necessidades e de meus clientes… Esse povo doente por linux. A limitação na vida do ser humano é uma merda.
    Larga de tolice, a Microsoft criou o powershell, para ignorantes como você Gustavo, veja a microsoft do mesmo jeito arcaico que o linux. É apenas um calaboca, ou seja, para lhe mostrar, que se ela quiser, resolve de qualquer jeito.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s