Desktop Linux 2006: The Year in Review

Foi publicado no Desktop Linux um review escrito pela OSDL Desktop Linux (DTL) Working Group sobre o ano de 2006 para o Linux. Foram pegos os pontos mais importantes, como os softwares, crescimento no mercado, uso no mercado OEM, novos drivers, uso de impressoras e vários outros itens.

Gostaria de enfatizar o item Sound and multimedia, na qual fiz uma comparação num post anterior. Eles falaram:

Desktop architects at the third Desktop Architects Meeting (DAM) in December identified audio on Linux to be a critical focus area and the community is organizing to help application vendors understand which audio interfaces to use. While audio can be made to work on a Linux desktop, problems with proprietary CODECs, audio configuration, and multiple applications accessing a single audio device are being addressed by the desktop community.

Numa tradução não literal: foi identificado que o audio no Linux é uma área crítica e a comunidade esta se organizando para ajudar os distribuidores de aplicação a compreender quais interfaces de audio usar. Enquanto o audio pode funcionar num Desktop Linux, problemas com CODECs proprietários, configuração do audio, e acesso de multiplos aplicativos num único dispositivo de audio estão sendo endereçados pela comunidade. (Grife do autor :-) )

Então, admite-se que há um problema! E o melhor, esta se trabalhando para soluciona-lo! Não há nada de errado em perceber um problema, mas sim, em não admiti-lo e não tentar resolve-lo.

O review pode ser lido em http://www.desktoplinux.com/articles/AT3453502692.html

5 thoughts on “Desktop Linux 2006: The Year in Review

  1. você traduziu corretamente, mas destacou errado: o problema não está na configuração de áudio, nem no acesso aos dispositivos de áudio, nem no suporte aos codecs, mas em fazer os desenvolvedores entenderem quais os métodos podem utilizar. foi o que o pessoal da adobe percebeu enquanto desenvolvia o flash 9.

    “Desktop architects at the third Desktop Architects Meeting (DAM) in December identified audio on Linux to be a critical focus area and the community is organizing to help application vendors understand which audio interfaces to use. While audio can be made to work on a Linux desktop, problems with proprietary CODECs, audio configuration, and multiple applications accessing a single audio device are being addressed by the desktop community.”

    agora sim, está destacado corretamente.

  2. Como o francisco citou, creio que o problema ainda seja mais OSS vs ALSA, como também Gstreamer vs Mplayer, VLC, Xine e outros programas com seus próprios modelos de gestão de áudio e vídeo.
    Acho que o Gstreamer deveria se tornar um padrão, isso facilitaria a vida do pessoal.

  3. Sobre o grifo, grifei a parte do texto que se aplicava diretamente ao meu post anterior. Mas a parte mais importante, é a sua Francisco.

    Usucapiao, concorco em partes contigo, que falta um padrão. Porém tornar algum projeto padrão de certa forma inibiria a liberdade de escolhe e também o surgimento de novas solução. Basta lembrar que antes do ALSA, o OSS era padrão e o ALSA veio tomar o seu lugar. É importante deixar a escolha livre, mas sem complicar para o usuário. Como? Sinceramente não tenho uma resposa simples agora.

  4. Voltando aqui :P (sim, achei seu blog denovo por acaso. por sinal, bioinformatica é legal..)

    Mas, ué. No sistema operacional que eu uso (Ubuntu), não tenho muitos problemas em configurar o audio ou tocar varios sons ao mesmo tempo. (desde que todos os aplicativos usem alsa, né…)

    Faz muito tempo que não me deparo com o problema de “só tocar uma musica ao mesmo tempo”..

  5. Outra coisa palha que está no linux desktop:
    flash player, tanto o problema do gtk com ele, que é bem percebido em páginas [podres] como o terra ou quando tu abre umas 20 abas e cada uma tem um flashzinho escroto, o firefox fica muito lento e 100% de cpu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s