Trabalho On-Line – Questionamentos

Então, estou passando uns dias em casa com a família e preciso escrever um artigo, na realidade um resumo estendido, para um congresso de bioinformática.

Em ocasiões: editaria o arquivo latex no vi, com meus plugins e configurações, executaria o conjunto “latex -> dvipdfm -> evince” para visualizar o resultado e continuaria a escrever o artigo. Enquanto isto, ouviria música com o amarok.

Infelizmente, ou felizmente, nem todas as pessoas, incluindo nossos pais e irmãos, possuem uma distribuição linux instalada e nem o latex e os demais softwares mencionados instalados.
Então me propus um desafio: escrever o artigo em latex num computador windows modificando o mínimo possível o ambiente, preferencialmente sem modificar nada!

Estou momentaneamente utilizando o docs.google.com, que já utilizo para outros tipos de documentos. Os principais problemas são um tanto lógicos: o docs.google.com não fornece qualquer tipo de identação e o latex não é aquele tipo de programa onde o que tu escreve ve o resultado instantaneamente. Então, tudo que eu escrever, preciso enviar para alguem gerar o dvi ou o pdf ou ps para eu ver o resultado. Então faço um questionamento: existe algum editor on line para latex?

Para música, não encontrei nenhum player on-line que toque as músicas completas. Para ouvir as rádios, eu fiz o download do Last.fm que já sou usuário de longa data. Existe alguma rádio, que permita-me escolher o estilo musical, on-line e que não há necessidade de fazer software de softwares especiais?

Neste momento estou fazendo download do MikTex em http://www.miktex.org e
ouvindo música via Last.Fm, mas tive que fazer download do software deles, que pelo menos é livre.
Para “aquelas” palavras em ingles que não lembro ou não sei, adicionei o gadget do babylon na página personalizada do google.

Então é isto, se alguem ler este texto e tiver alguma idéia ou sugestão, favor me avisar, ficarei grato! :-)

Leave a Reply

