VMWare e Ubuntu JeOS 7.10

No post anterior falei que precisava deum simulador SMP com suporte a redes e etc…
O qemu simula até 255 processadores SMP, mas testando com 2, a execução do live cd do ubuntu travou..

Então deixei de frescura e peguei o vmware player para testar. Na página do vmware tem uma lista de appliances prontas para o uso. Appliance é um sistema pré configurado com um propósito específico, por exemplo, podes baixar um appliance de firewall, de máquinas desktop, de um servidor web… tudo já configurado. É baixar e executar o vmware player.

Funcionou tudo que eu precisava: rede e smp com dois processadores. Porém ainda queria configurar a minha máquina desde o ínicio. Para isso peguei o vmware workstation que funciona por 30 dias, que para mim é o suficiente e fui instalar o ubuntu numa máquina virtual. Porém hoje tive uma surpresa: o Ubuntu JeOS. O Ubuntu JeOS é uma variante do Ubuntu desktop e servidor, focada especialmente para appliances virtuais. Peguei o iso, que a vantagem é que ao invés de 600 megas, são 151. Neste momento estou instalando-o numa máquina virtual e noticiarei novidades.

Leave a Reply

