O que falta no gmail?

Eu e como boa parte dos nerds, não tão nerds para abandonar o mutt e pine, uso o gmail.

O gmail é legal, é bem organizado, o filtro de spam é muito bom, a interface é maneira, mas faltam algumas coisas:

Quando estou escrevendo o email e chega um email novo na minha caixa de entrada ou algum filtro e quero ao menos saber do que se trata este email, tenho duas alternativas: ou abro uma nova aba e abro o gmail nela para ver, ou salvo e fecho o meu email atual para ver este email novo. Porque simplismente não clicar com o botão direto no link da caixa de entrada para abri-la em uma nova janela ou uma nova aba? Ou/E não ter uma caixinha, como os recados do orkut dizendo: “chegou um email novo de tal e tal na sua caixa tal”? Ou aquela barra que mostra algumas notícias e propagandas exibir isto também?

Uma coisa que gosto do mutt e tem em outros clientes de email, é a visão por árvore das discussões. Quem participa de listas de discussões e as lê e responde sabe do que estou falando. Aquelas discussões longas e exibida de forma linear, não se tem como saber de forma ágil quem alguém está respondendo.

Como tem no google docs de deixar disponível um documento para leitura ou até modificação, porque não poder fazer isto com os emails do gmail? Recebi um email legal, engraçadinho, interessante, quero compartilhar, ao invés de dar o famigerado “forward”, publique-o e torne o link disponível.

Buscas por parâmetro, por exemplo, na busca por emails: “emails de maio de 2007 até junho de 2008”. Normalmente quando se lê uma lista, não da tempo de ler todos, e acaba passando alguns e ficam para trás, dai usaria: “todos os emails não lidos”. Eu posso listar os últimos emails enviados, os últimos recebidos, porque não posso ver os últimos lidos? Seria bom e prático quando queres achar “aquele email”.

E por fim, e o que eu considero mais importante: Uma API para acessar o gmail! Tem para o calendar, para o orkut, mas falta para o gmail. Acredito que o principal motivo seria o adsense, mas com uma API, poderia-se gerar e customizar árvores de exibição dos emails, controles de listas e principalmente a interface do usuário e seu L&F.

Se algum destes itens já existir, me avise que quero verificar!

4 thoughts on “O que falta no gmail?

  1. A busca avancada do GMail permite fazer algumas das coisas que você mencionou, como buscar por mensagens não lidas e em intervalos de tempo.

  2. Ah, sim da busca, por exemplo, todos os meus emails com o label “sbc”, que não foram lidos e são de antes de 2008 posso fazer:

    “in:sbc is:unread before:2008/01/01”, mas nao tenho como salvar isto como um próprio label. E também não achei como usar o before algo como “duas semanas atrás”.

  3. Para mim o melhor e-mail é o do Yahoo!(ymail).
    Simples,organizado gayzinho bonitinho e mais rápido que gmail e principalmente o lixo do hotmail.

Leave a Reply

