Yahoo Hack Day FTW !

Neste sábado e domingo estive no Open Hackday Brasil do Yahoo. Estava bem bacana lá, só faltou uma cama confortável para passar a noite. Já escrevi um post no meiobit sobre o evento. Estou aqui para falar do Hack que eu e o Fabiano Modos fizemos.

Durante o primeiro dia não conseguimos fazer muita coisa, porque a nossa idéia era fazer todas as chamadas de serviço em Java Script dentro de uma página estática usando Ajax. Porém o HTTPRequest não permite este tipo de chamada quando se está em servidores diferentes. Algumas chamadas, por exemplo, para os serviços do Yahoo funcionavam, porque o Yahoo possui uma api para usar json para este tipo de chamada. O problema ocorria quando queríamos utilizar serviços como do LastFm.

Ia esquecendo, nossa idéia era um portal de busca para bandas utilizando o BOSS e web services. No fim da noite de sábado estávamos meio putos por não ter conseguido fazer tudo em java script, então desistimos e fomos mexer no Search Monkey e começamos outro projeto.

Este outro projeto era exibir informações do Wikitravel. A principal parte foi feita pelo Fabiano e rapidamente terminada, porém gastamos bom tempo tentando fazer algumas coisas diferentes, mas percebemos que o Search Monkey é bem limitado. Isto já era sete da manha de domingo, então fomos conversar com uns caras do Yahoo e chegamos a conclusão que teríamos que fazer o negócio de busca de bandas, porém utilizando um servidor. Concluímos em usar PHP, já que não é chato configura-lo no windows e nem tem toda a gordura embutida no Java.

Como já sabíamos os serviços, o negócio foi jogar boa parte para o lado do servidor e fazer os tratamentos lá, porém continuando a chamar os serviços pelo java script. Seria algo como:
Java Script -> Nosso servidor -> Web Service externo.

Nas 7 horas seguintes fiquei encarregado de fazer as funcoes do servidor, entender como funciona as apis e o Fabiano em colocar tudo a funcionar no cliente java script. O legal foi um negócio que fizemos que pega o nome da banda, busca no last fm os eventos dela, para cada evento pega a localização e pais, para cada localização busca as posições X e Y e exibe no mapa. O único problema que ficou um pouco lento, mas ficou bem legal &:-)
Também fiz um pipe que pega as musicas mais ouvidas no itunes e ve se o artista está nesta lista, se exibir, diz que o artista é famoso e exibe um link para o video da música no Youtube.

Então chegou a hora de apresentar, tivemos uns probleminas com o computador que iríamos apresentar, mas deu tudo certo.

Apresentando o hack
Apresentando o hack

Então aguardamos a premiação, até que estávamos confiantes porque sabiamos que nosso Hack era interessante e usamos muitas APis do Yahoo e juntas com outros web services disponíveis.

E o vencedor é?

É tetraaaa!!!

Mais feliz que guri de bombacha nova!

Realmente, ficamos muito contentes, porque nos esforçamos bastante durante o evento e para fazer este hack funcionar. Tudo bem que há bugs, mas se nao tivesse nao seria um hack :-)

Aqui tem a apresentação do nosso Hack:

4 thoughts on “Yahoo Hack Day FTW !

  1. Muito show mesmo!
    Por isso tenho vontade de morar em SP,
    Interior é foda, ainda mais de minas..rsrsrs
    não tem eventos legais como este.
    Parabéns a vocês!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s