Excel, Google Docs e OpenOffice

Eu tenho alguns dados que acompanho e gerencio quase que diariamente.
Primeiramente tentei usar uma planilha do OpenOffice para esta tarefa.
Sinceramente, que merda. Desculpe-me pessoal do OpenOffice, do OpenSource e etc. Usar o OpenOffice parece que estou usando o MS Office 95. Look and Feel HORRÍVEL, apenas funções básicas e sem melhorias nas exibições dos dados, lento e sem graça.
Então pensei, se é para usar algo com poucas opções, vamos usar o Google Docs.
Google Docs é MASSA. Atualizar dados externos via XML automaticamente é massa, poder editar minha planilha de qualquer lugar é muito bom, tem todas as fórmulas que precisei usar. Recomendo o Google Docs!
Porém eu queria MAIS. O que me encomoda no Docs é que justamente os dados que eu quero, o XML da Bovesta (http://www.bovespa.com.br/Mercado/RendaVariavel/InfoPregao/ExecutaAcaoAjax.asp?CodigoPapel=USIM5) ele não consegue “ler”.
Então como eu tenho um windows xp no meu virtual box, instalei o MS Office 2007 e bingo.
Realmente me surpreendi. A interface nova é muito boa, as opções de formatação, fórmulas e acesso a dados são muito boas. O único defeito é que não da (ou não sei) atualizar a minha planilha de forma on-line, fora isso humilha o OpenOffice e o Docs está a um longooo caminho dele.

Sinto informar para o pessoal opensource-gnu-mundo-livre que o MS Office esta a anos a frente do OpenOffice e a tendencia é apenas aumentar esta diferença. Ao Docs, sinceramente, espero que logo alcance o MS Office, mas sejamos realista e há uma grande diferença entre os dois. Então Google, por favor, melhor o Docs para que logo eu possa desinstalar o MS Office! :-)

2 thoughts on “Excel, Google Docs e OpenOffice

Leave a Reply

