O Globo – Brasil está entre as dez maiores economias

Uma coisa que infelizmente não sou é patriota. Não sou do tipo que diz que o Brasil é uma alegria,que temos carnaval e nossa seleção fez 4×0 no Uruguai e por isso nossa vida é perfeita. Sou do tipo realista, que sabe que a infra-estrutura no Brasil é um lixo, grande parte das organizações públicas são uma baderna e infelizmente não se investe o suficiente em educação, principalmente educação de base.
Porém algumas notícias me animam.
Saiu uma matéria no O Globo sobre o Brasil entre dez maiores economias no mundo e dois itens são realmente interessantes:

  • Potência agrícola, o país é líder mundial em exportações de café, açúcar, suco de laranja, carne bovina e de frango. É ainda o segundo maior exportador de soja, atrás dos Estados Unidos.
  • A dívida pública é equivalente a 38 por cento do PIB, ante 50 por cento em 2003. O Brasil quitou a dívida junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2005 e conquistou o tão aguardado grau de investimento em 2008.

Nisto duas coisas posso dizer, que o Brasil realmente é fundamental no contexto mundial em se tratando em alimentos, mas o que nos impede de estar incluídos em questões tecnológicas?
E a dívida pública que era (e ainda é) um grande problema esta diminuindo, porém até quando? Já que as más gastanças do governo federal deverão atrapalhar nisto.

One thought on “O Globo – Brasil está entre as dez maiores economias

  1. Muito legal o seu blog! Parabéns!
    Eu estou vivendo na Austrália a 1 ano e posso te afirmar que passeia a ver o tanto que temos complexo de inferioridade, somos um país com tantas riquezas, poderiamos reduzir nossos problemas de violência e infra-estrutura facilmente. Temos alimento e materia-prima em abundancia.
    Ainda continuamos escravos das outras nações, doamos nossas riquezas, achando que eles sabem fazer melhor uso dela e acabamos na miséria.
    Eu sou realista… e acredito que o Brasil vai seguir o caminho do despertar, essa semana vai acontecer uma reunião na Rússia, BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) na pauta várias questões importantes, resta saber se eles terão peito para decidir alguma coisa!

    []’s

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s