Windows 7 Locks

No artigo da OsNews : http://www.osnews.com/story/22501/Microsoft_Kernel_Engineers_Talk_About_Windows_7_s_Kernel , engenheiros do Microsoft falaram sobre o Kernel do Windows 7 e sobre as melhorias nele e principalmente que pela primeira vez na história da empresa, um novo sistema operacional consome menos memória que seu antecessor.
Praticamente o artigo inteiro comenta sobre locks. É interessante notar que até a versão anterior (Vista) existiam locks globais (!!) do sistema operacional e estes locks foram substituídos por “fine-grained-locks”. Isto me lembra um pouco do Big Lock do Linux até a versão 2.2 e que foi substituindo por locks menores no 2.4.

O artigo em si é muito interessante por dois motivos: como modificações no kernel podem ser feitas, beneficiando o sistema como um todo sem haver quebra de compatibilidade, principalmente, sem modificar as interfaces do Kernel.
Também, a grande diferença que se faz em utilizar locks localizados do que no sistema como o todo. Isto até para desenvolvedores de aplicativos é interessante. Por exemplo, no acesso a um vetor de 64 ou 128 megabytes, ao invés de sincronizar o acesso a este vetor, sincronizar o acesso a entradas ou aos conjuntos de entradas deste vetor.

Recomendo a leitura, principalmente por ser um ótimo “estudo de caso” sobre locks.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s