Livros de computação

Então, se queres aprender *computação* (não coisa de ‘micreiro’ que eu detesto ou pseudo-informata) continue lendo.

É senso comum que a internet possui tudo, porém para mim nada substitui um bom livro, acompanhado de boas leituras e grandes estudos.

Antes de mais nada, é importante lembrar do estudar/aprender por prazer, para a boa e velha computação arte, muleque (vide post anterior). Não estudar para tirar 10 na faculdade ou mestrado ou qualquer coisa do gênero. Alias, lembre-se: “não deixe que a faculdade estrague seus estudos”. Aprenda porque é bom aprender e a ignorância só é bela para quem está atrás da cortina!

Mas vamos ao que interessa! Primeiramente, o livo básico, mas profundo é o Introduction to Algorithms do Cormen. Como diz o título, este livro é sobre algoritmos :-) Mas digamos, quase tudo sobre eles. Explicados de uma forma descente, não como boa parte dos livros que parecem mais notas de aula. O livro vai desde o princípio de lista, árvores, arvores B, hash, passando por análises de complexidade, algoritmos para sistemas lineares, estudos de problemas NP, bla, bla bla… Resumindo, o livro é foda! Há, sim, este livro é utilizado no MIT (e em diversas outras universidades) e se quiseres conhecer as notas de aula dele, podes ve-las aqui.

Beleza, depois de estudares o Introduction to Algorithms, já vais saberes tudo de algoritmos! Porém, ainda não saber como programar, ou seja, transformar em código, fonte, source velho! Olha, como disse num post passado, recomendaria a linguagem python para começar. Eu implementei alguns algoritmos do livro Introduction to Algorithms em python e achei uma excelente idéia. Para aprender python, recomendo totalmente o seu tutorial disponível em http://docs.python.org/tut/tut.html. Depois de leres e estudares o livro do Cormen, vai ser fácil entende-lo!

“Ah, mas não quero python, quero outra coisa”. Olha cara, se tua outra coisa é java, c# ou similares, sinta-se livre para comprar um livro do Deitel. Outra boa idéia é conseguir um guia de referência de alguma linguagem, já que a única coisa que precisarás saberes é traduzir o “pseudo-código” para uma linguagem de programação. Um livro que recomendo, é “Como programar em C”, do próprio Deitel. Mas calma ai: primeiro, este livro é como programar em “C” e não “C++”! É um livro de capa preta que foi escrito antes do Deitel fazer um template para seus livros e mandarem os estagiários apenas modificar o que é relativo a cada linguagem. (Acho que a edição em português acabou, o melhor é procurar a em ingles mesmo…)

Beleza, sabes sobre algoritmos e como programar! Mas falta algo ainda… como o gás da coca cola ou a salda do x-salada… Sei, a *prática*! Pratique muito, muito mesmo, faça programas simples, complexos, úteis, inúteis, porém pratique, e muito! E tem um livro que irá te ajudar um poquinho, é o “A prática de programação” do Kernighan e do Pike. Não sabe quem são eles? Procure no wikipédia! &:) Este livro é muito bom, tem vários exemplos reais de programação, porém, a linguagem mais utilizada é o C.

Beleza, tens a prática, a linguagem e os algoritmos. Falta conhecer a máquina! O livro, “Organização e Projetos de Computadore: a Interface Hardware/Software”, do Patterson e Hennessy explica o funcionamento dos computadores. Não a parte “micreira”, mas o funcionamento dos processadores, das instruções, do acesso a memória, pipeline… um livro único para quem quer entender o funcionamento dos computadores, tanto como curiosidade, como para futuro arquiteto de hardware ou software ou para aprender a melhor utilizar os recursos. Recomendo ele como uma leitura paralela aos livros citados anteriormente.

Então, sabes sobre algoritmos, programar, tens a prática e como o computador funciona. Agora é estudar muito, criar amor por todos esse negócios e em dez anos serás um grande programador e em uns vinte (quero estar vivo até lá!), e diversos outros livros lidos e estudados um grande ciêntista da computação!

Ps: os livros citados são realmente caros, mas três coisas:

  1. eles são realmente bons, não são livros que irás le-los e esquece-los na estante. São livros para a vida inteira;
  2. procure sobre eles no mercado livre, sempre encontra-se boas ofertas lá;
  3. procure na biblioteca da sua universidade/faculdade. Poucas pessoas sabem o quão bons eles são e normalmente eles estão lá somente pegando poeira a sua espera!

Por fim, bons estudos e muita boa sorte :-)

One thought on “Livros de computação

  1. Todo bom cientista da computação teve (ou deveria) um bom curso de dois semestre de álgebra linear, já que lidamos com matrizes e vetores no nosso dia-a-dia de programador muleque. Caso esse não seja o caso sugiro o livro Introduction to Linear Algebra, do Gilbert Strang, também utilizado como livro texto no MIT. Os conceitos desse livro são extremamente necessários para qualquer programador *sério*.

    Caso ache o livro do Strang caro, de um pulo até o IMPA (ou encomende por e-mail) e compre o Álgebra Linear do Elon Lages Lima, é apenas R$ 25 e muito mais detalhado do que o Strang. Ele é de difícil digestão para quem não é estudante de matemática, mas se você leu e realmente entendeu tudo podes já dar aula de algebra linear para seus amigos e ser o “guru” na empresa!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s